DICAS DE EXCEL PARA PROCESSO SELETIVO

Olá! Hoje abordaremos esse tema que é com certeza um dos mais procurados, então a idéia é trazer para você, alguns pontos importantes, e umas dicas para apresentar seu conhecimento da melhor forma.

Sabemos que, na maioria das vagas, independente de ser apenas as áreas que desenvolvem um trabalho mais complexo com números, hoje é muito comum o uso dessa ferramenta em diversos setores. Seja para controle de mercadorias / estoque, controle de despesas, entre outros, é de extrema importância a afinidade com o excel para um bom desempenho das atividades.

E, é de interesse muito grande dos recrutadores /gestores que aplicam as entrevistas, saber se o candidato está apto, e se está disposto a aprender mais dessa ferramenta e afins. Por que digo isso? Consequentemente, quanto mais temos conhecimento sobre um assunto, mais temos informações para ter um bom diálogo, e isso acontece também com o Excel. Demonstrar seu interesse em aprender, por mais que seu nível seja considerado básico/ intermediário, já demonstra ao entrevistador que está disposto a crescer, e também desperta o interesse em ter uma pessoa motivada que busca agregar valor para a empresa.

Uma dica importante que tenho para você, seja sincero(a) no momento em que o recrutador questionar qual o nível de excel que você tem, apesar de algumas funções serem consideradas de nível avançado, ser considerado como nível avançado exige um conhecimento maior em outras ferramentas , como o “VBA”, “POWER QUERY”, “POWER BI”, entre outros. Informe a ele com quais funções que você já trabalhou, os trabalhos que já desempenhou no excel , e consequentemente você irá demonstrar confiança e honestidade. E também, caso tenha algum teste de excel, você terá a chance de demonstrar seu conhecimento ao entrevistador.

Hoje em dia, são consideradas como essenciais, as seguintes funções: PROCV, SOMASE, SOMASES , TABELA DINÂMICA e FORMATAÇÃO CONDICIONAL, para funções mais avançadas: ÍNDICE & CORRESP, DESLOC, VALIDAÇÃO DE DADOS, SEGMENTAÇÃO DE DADOS, e, para um diferencial na sua carreira é legal realizar atividades com, por exemplo: DASHBOARDS , POWER BI e MACROS. Então, uma sugestão, é que estude essas fórmulas que são consideradas essenciais, e a partir daí você seguir para as avançadas. Assim, que conseguir dominar elas, com certeza, irá trazer grandes resultados em seu currículo.

Agora, vou organizar para facilitar seus estudos, alguns temas relacionados que já temos em nosso blog :

Link para PROCV https://tetraeducacao.com.br/2021/07/20/formula-procv/

Link para SOMASE https://tetraeducacao.com.br/2021/07/16/somase-e-somases/

Algumas dicas https://tetraeducacao.com.br/2020/09/19/dicas-para-dominar-o-excel/

Abaixo, temos uma vídeo aula, com alguns testes e dicas para você :

Obrigado ! e, Até mais !

Caso tenha alguma dúvida, ou queira sugerir temas para tirar suas dúvidas, coloca aqui nos comentários !

Curtiu o conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes:

TETRA EDUCAÇÃO 2022 ©
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS