SÉRIE FÓRMULAS FINANCEIRAS NO EXCEL – FÓRMULA NPER

Continuando nossa série sobre as fórmulas financeiras, hoje vamos falar da fórmula NPER: número de períodos.  Ela retorna o número de períodos de um investimento, normalmente meses ou anos, com base em pagamentos constantes e também uma taxa de juros constante.

Antes de irmos para a prática, se não viu os dois primeiros artigos da série, falamos sobre as fórmulas VF TAXA.

Sem mais delongas, vamos a prática.

Observe a situação abaixo:

Aqui queremos saber em quantos meses a dívida será paga a partir das informações que temos. Vamos primeiro preencher nossa tabela com as informações que temos:

Primeiro, a taxa de 0,7% ao mês, depois o pagamento mensal de 95,00. Sempre lembrando que quando o dinheiro está saindo, temos sempre que colocá-lo em negativo. Depois o valor presente fica sendo o valor do produto, pois é como se estivéssemos recebendo o dinheiro em forma de um produto. E o valor futuro fica sendo 0 pois após pagar todas as parcelas, não restará nenhuma dívida.

 

Com todas as informações preenchidas, vamos agora usar nossa fórmula:

Nessas condições, sabemos que a dívida será quitada em 11 meses. E se alguma condição mudar basta mudarmos as informações que o período será atualizado. 

Lembrando também que você pode inserir as informações diretamente dentro da fórmula. Veja como ficaria:

Veja que é necessário colocarmos o sinal de porcentagem, e nos valores monetários não inserimos vírgula e nem R$, se não daria erro.

Agora vamos ver um segundo exemplo para que você fixe o uso da fórmula. Veja a situação abaixo:

Aqui temos a taxa de juros ao mês, os aportes de 300,00 também ao mês e o valor presente de 5.000,00, ambos em negativo pois são valores de saída para que seja feito o investimento. Por último, o valor de 25.000,00 para o valor futuro, pois é o valor de retirada de todo o dinheiro investido. Vamos ver o resultado da nossa fórmula:

Com isso, sabemos que esse valor será alcançado depois de 45 meses. Vamos supor agora que a pessoa fará aportes de 450,00 e espera 60.000 como retorno nessa mesma taxa de juros e investimento inicial. Vamos ver qual seria o resultado nessas condições:

Veja que aqui já seriam necessários 75 meses para atingir esse objetivo.

Eaí, já conhecia essa fórmula? Deixa nos comentários. No próximo post vamos falar sobre a fórmula PGTO.

Curtiu o conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes:

TETRA EDUCAÇÃO 2022 ©
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS