SÉRIE FÓRMULAS FINANCEIRAS NO EXCEL – FÓRMULA VF

É extremamente comum usarmos o Excel ao invés da calculadora para fazermos cálculos financeiros pois é muito mais prático. Além do mais, na hora de calcular a taxa de juros de um financiamento por exemplo o Excel nos facilita muito com suas fórmulas financeiras.

E é por isso que hoje vamos dar início a uma série de artigos sobre essas fórmulas tão úteis mas que nem todo mundo conhece no Excel. Nessa série falaremos sobre 4 delas: VF, TAXA, NPER e PGTO.

E para começarmos, hoje falaremos da fórmula VF(Valor Futuro). Com ela, conseguimos saber qual será o valor final de um investimento ou financiamento por exemplo. Vamos vê-la na prática.

Observe a situação abaixo:

A primeira coisa que temos que notar é que sempre que a taxa estiver em meses, o período também deve estar; caso esteja em anos, o período deve seguir o mesmo padrão. Então observe que temos algumas informações e queremos descobrir qual será o valor futuro que a pessoa terá na poupança após 10 anos. Vamos preencher a tabela com as informações que já temos antes de partirmos para a fórmula.

Colocamos a taxa de 1,4%, o nper corresponde ao período de investimento, nesse caso 10 anos, em PGTO temos que colocar os pagamentos ou aportes que são feitos em cada período, mas nesse caso não temos aportes, por isso colocamos 0; em VP(valor presente), colocamos o valor do aporte no momento do investimento, e nesse caso como é um valor que está sendo gasto pois não estará mais disponível temos que colocá-lo em negativo.

Com nossa tabela preenchida, vamos agora partir para nossa fórmula:

Veja que quando estamos inserindo as informações, a própria fórmula nos mostra a ordem correta. É importante salientar que poderíamos ter digitado as informações dentro da fórmula, mas dessa forma fica mais organizado. Vamos, portanto, ver o resultado:

Veja que o resultado nos mostra qual será o valor após 10 anos de investimento.

Vamos ver um outro exemplo de uso da fórmula. Veja a situação abaixo:

Vamos ao preenchimento da nossa tabela:

Colocamos nossa taxa mensal de 0,40% e veja o detalhe na hora de preencher o período. Lembra que lá no começo salientamos que o período deve refletir como está a taxa? No enunciado diz dois anos, mas como a taxa está em meses colocamos o NPER como sendo 24 meses, que corresponde a 2 anos; continuando, o investimento é feito mensalmente, por isso dessa vez temos o PGTO de -R$1000,00 e como não é feito nenhum aporte inicial, nosso VP é 0.

Vamos ver como fica nossa fórmula e o resultado:

E com isso finalizamos o post de hoje sobre a fórmula VF. Fica ligado que no próximo post falaremos da fórmula TAXA.

Até a próxima!

Curtiu o conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes:

TETRA EDUCAÇÃO 2022 ©
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS