POR QUE APRENDER SQL E O PROFISSIONAL DE BD

Esse é o terceiro post sobre nossa série sobre bancos de dados. Já falamos sobre o que são bancos de dados e também o que são os SGBD’s e a linguagem SQL. No post de hoje falaremos sobre o profissional de banco de dados e as principais áreas de atuação. Então pega papel e caneta e vamos ao conteúdo de hoje.

O SQL possui aplicações em diferentes áreas e profissões. O profissional que tiver conhecimento não só em ferramentas como o Excel, Power BI ou Python, mas também em SQL, terá muitas oportunidades de atuação. O motivo para aprender SQL é simples: garantir uma maior versatilidade no conhecimento e ser um profissional diferenciado e requisitado no mercado.

A seguir, listamos algumas áreas que precisam manipular um alto volume de dados, e consequentemente precisarão de sistemas de bancos de dados para auxiliar neste trabalho.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

SETOR FINANCEIRO

Imagine todo o volume de dados por trás de todas as operações financeiras que fazemos no dia a dia: abertura de contas, pagamentos, transferências, depósitos, investimentos variados, etc. Para que tudo funcione perfeitamente, é necessário que as empresas tenham um controle dos dados através de sistemas de bancos de dados.

APLICATIVOS DE MUSICA E STREAMING

Os Bancos de Dados auxiliam no armazenamento de informações de milhares de bibliotecas, álbuns, músicas, artistas, filmes, séries e gêneros e utilizam esses dados para cruzar com as informações de preferências dos usuários. Todo o trabalho de pesquisa e sugestão de músicas, séries e filmes tem por trás um trabalho complexo de manipulação e cruzamento de dados.

DATA SCIENCE

Data Science, ou Ciência de Dados, é uma área voltada para o estudo e análise de dados econômicos, financeiros e sociais, com o objetivo de chegar ao conhecimento de algo. Já é de se esperar que essa é uma das áreas que mais necessita de um bom gerenciamento dos dados.

BUSINESS INTELIGENCE E ANALISE DE DADOS

A base para se trabalhar com BI e criar relatórios, gráficos e dashboards que auxiliam na tomada de decisão de um negócio é ter os dados do negócio bem estruturado.

MARKETING

Profissionais da área de marketing precisam manipular dados sobre seus clientes, como jornada, histórico de compras, interesse no produto. Dependendo do tamanho/alcance do negócio ou da empresa, será necessário trabalhar com um alto volume de dados.

PROFISSIONAIS DA ÁREA DE BD

ADMINISTRADOR DE BANCO DE DADOS (DBA)

É o profissional responsável por gerenciar, instalar, configurar, atualizar e monitorar um banco de dados ou sistemas de bancos de dados;

DESENVOLVEDOR DE BANCO DE DADOS

Tem um grande conhecimento de lógica de programação e responsável por criar rotinas e gerenciar processos que são feitos dentro do próprio SGBD.

ADMINISTRADOR DE DADOS

Profissional que conhece a fundo o processo empresarial, define as tabelas que serão criadas e os relacionamentos entre essas tabelas.

Se for uma empresa pequena, é bem provável que tenha um único profissional para desempenhar todas as funções. Mas em geral essas são os três principais cargos para um profissional de banco de dados.

E com isso, finalizamos nossa série sobre bancos de dados. Deixa nos comentários o que você achou e se pretende seguir como um profissional na área de banco de dados.

Até a próxima!

 

Curtiu o conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes:

TETRA EDUCAÇÃO 2022 ©
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS