O QUE É POWER QUERY E POR QUE VOCÊ DEVE COMEÇAR A USÁ-LO HOJE

A cada dia nós lidamos com cada vez mais dados no dia a dia das empresas. Informação é poder, mas você precisa ser capaz de usá-los ao seu favor, e principalmente ser capaz de manipular essa massa de dados que temos hoje em dia.

Pensando nisso, a Microsoft desenvolveu uma ferramenta chamada Power Query. Com ela você é capaz de extrair e manipular dados de diversas fontes de dados, desde uma planilha do Excel até bancos de dados e dados da nuvem. Usando Power Query, você pode executar o processamento de dados de extração, transformação e carregamento (ETL).

POR QUE O POWER QUERY É TÃO IMPORTANTE

Muitas vezes gastamos muito tempo apenas com atividades de coleta e tratamento dos dados; e isso se torna repetitivo e cansativo quando temos que realizar as mesmas tarefas todos os dias. Por isso o Power Query facilita esse tipo de atividade pois automatizamos diversas tarefas com ele. Isso quer dizer que você faz uma vez todo um processo, e da próxima vez que tiver de realizar a mesma tarefa, essa ferramenta a realiza sozinha.

A experiência do usuário é fornecida por meio da interface do usuário do editor de Power Query. O objetivo dessa interface é ajudá-lo a aplicar as transformações de que precisa simplesmente interagindo com um conjunto amigável de faixas de opções, menus, botões e outros componentes interativos.

O Power Query grava cada ação que você faz através de cliques, assim, da próxima vez que você tiver de fazer as mesmas ações, a ferramenta já terá tudo gravado.

PROGRAMAÇÃO E LINGUAGEM M

Uma das coisas mais legais em relação ao Power Query é que seu funcionamento se da por meio de uma linguagem de programação chamada M. Mas não se preocupe se você não é tão acostumado assim com programação, pois a maioria dos comandos são realizados a partir de cliques com o mouse, isso faz com que a ferramenta seja amigável para a maioria das pessoas.

O que a Microsoft fez foi criar uma ferramenta que funcionasse através da programação, mas sem você ter que necessariamente programar. Toda vez que você executa uma ação através do clique, é gerada uma nova linha de código.

ONDE ENCONTRO O POWER QUERY? É GRATUITO?

Existem duas maneiras de você encontra-lo:

Power Query online – encontrados em integrações como Power BI fluxos de energia, fluxos de informações da Microsoft Power Platform e muito mais que fornecem a experiência por meio de uma página da web online.

Power Query para área de trabalho – encontradas em integrações como Power Query para Excel e Power BI Desktop.

No Excel ele está disponível a partir da versão 2016, caso você tenha uma versão anterior, basta clicar aqui para aprender a baixar e instalar gratuitamente.

Eaí, você já usa o Power query no dia a dia? Deixa nos comentários.

Até a próxima!

Curtiu o conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes:

TETRA EDUCAÇÃO 2022 ©
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS