SE SURPREENDA COM A FÓRMULA PROCX

A fórmula ProcX é uma fórmula de procura do Excel e veio para substituir o ProcV e o ProcH, pois além de fazer pesquisas tanto no sentido vertical quanto no horizontal, ela é mais flexível e tem algumas opções que não haviam em nenhuma delas.

É importante destacar que a fórmula ProcX só está disponível na versão 2019 do pacote Office ou na versão de assinatura Microsoft 365.

Primeiro, vamos à estrutura da fórmula: ela tem 6 argumentos, 3 deles são obrigatórios e 3 são opcionais.

Nesse momento vamos entender os 3 argumentos obrigatórios:

Pesquisa_valor: é a informação que você está procurando;

Pesquisa_matriz: é o intervalo, coluna ou linha onde a fórmula procura a informação;

Matriz_retorno: intervalo, coluna ou linha onde está a informação que a fórmula trará como resposta

Exemplo 1: Buscando valores na vertical

Observe a tabela abaixo:
 

Neste exemplo, temos o código de vários produtos e o quanto foi vendido de cada um deles na primeira tabela; e na tabela ao lado temos os códigos de alguns produtos que queremos consultar. Vamos utilizar a fórmula PROCX para isso.

Vamos construir a fórmula na célula E2, que é onde queremos que retorne o valor.

Veja que no primeiro argumento (Pesquisa_valor) foi colocado a célula D2, que é onde se encontra o código para consulta. No segundo argumento (Pesquisa_matriz) foi colocado toda a coluna A, que é onde se encontram os códigos de todos os produtos (para que a fórmula procure lá).

No terceiro argumento (Matriz_retorno) foi referenciada toda a coluna B, que é onde se encontram os valores de venda (informação que a fórmula trará como resposta). =PROCX(D2;A:A;B:B)

Agora podemos dar enter e arrastar a fórmula para as outras células através da alça de preenchimento.

Exemplo 2: Buscando valores na horizontal

Neste caso temos uma situação parecida, mas dessa vez a disposição da tabela está na horizontal e mesmo assim a fórmula ProcX funciona da mesma maneira.

Veja:

No primeiro argumento(Pesquisa_valor), colocamos a célula B4, pois é lá que se encontra o produto que será procurado.

No segundo argumento(Pesquisa_matriz), selecionamos toda a linha 1, pois é ali que se encontram todos os produtos.

E no terceiro argumento(matriz_retorno), colocamos a linha 2, pois é ali que se encontram o numero de vendas.

=PROCX(B4;1:1;2:2)

Feito isso, basta clicar na tecla enter e logo em seguida usar a alça de preenchimento para replicar a fórmula para os demais produtos.

Exemplo 3: Personalizando mensagem de erro

Repare que temos o erro #N/D em um dos produtos. Isso aconteceu pois o produto “Forno” não foi encontrado na tabela. E para mostrar uma mensagem mais amigável para os usuários, vamos utilizar o próximo argumento da fórmula ProcX, que é o “se_não_encontrada”. Com esse argumento, podemos personalizar a mensagem que será exibida na célula caso o valor não seja encontrado.

Para isso vamos editar a primeira fórmula que está na célula B5 e adicionar uma mensagem entre aspas duplas(“) ao final da fórmula; logo depois basta arrastar para as demais células.

Nossa fórmula ficou da seguinte maneira:

=PROCX(B4;1:1;2:2;”Não encontrado”)

E com isso, finalizamos aqui nossos exemplos de uso da fórmula ProcX e vimos o quão versátil ela é para procurar informações.

Lembre-se que todos os argumentos que estão entre colchetes([]) são opcionais, ou seja, a fórmula funciona normalmente sem elas; você vai usar de acordo com sua necessidade.

Até a próxima!

Curtiu o conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes:

TETRA EDUCAÇÃO 2022 ©
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS