Nos últimos posts estamos falando da fórmula PROCV. Se você ainda não conhece essa fórmula, leia o primeiro artigo sobre ela aqui.
Hoje vamos ver a fórmula procv sendo usada em uma situação diferente. Nos posts anteriores sempre tínhamos uma informação que queríamos procurar em outra tabela; agora, nós teremos mais de uma informação para ser procurada, e nós vamos desenvolver uma solução para isso. Então vamos a situação de hoje. Observe a seguinte tabela:
Nessa situação, temos uma tabela com o faturamento de 4 empresas em 5 países diferentes. Ao lado, nós queremos fazer uma pesquisa de acordo com a empresa e o país, e para dar certo antes de partirmos para a fórmula, teremos de juntar as duas informações.
Então o que faremos aqui será adicionar uma coluna antes da empresa para juntarmos as duas informações; para isso basta clicar com o botão direito do mouse sobre a coluna A e depois em inserir. Depois basta inserir a fórmula para juntar as duas informações, faremos isso com a ajuda do &(E comercial). Veja:
Agora vamos replicar essa junção para as células seguintes com a ajuda da alça de preenchimento:
Com essa etapa completa, podemos agora partir para a fórmula PROCV para buscar o faturamento. Veja como vai ficar nossa fórmula nesse caso.
Veja que o detalhe aqui está no valor procurado; da mesma maneira que juntamos as informações na tabela, o mesmo faremos aqui na fórmula. No mais, fica como nos outros casos. A matriz fica sendo da coluna A até a D; núm_índice_coluna é a 4; e por último colocamos falso para dizer que queremos buscar a informação exata. Com isso, nossa fórmula ficou da seguinte forma:
=PROCV(G1&G2;A:D;4;FALSO)
Vamos ver o resultado:
Como a coluna A não precisa ser exibida o tempo todo, podemos ocultá-la. Vamos fazer isso, e depois mudar a informação de empresa e país para vermos se continua funcionando. Veja só:
Com isso comprovamos que sim, é possível ter mais de uma condição e ainda assim utilizarmos o procv. Se você curtiu deixa um comentário dizendo se foi novidade para você.