PROCURANDO INFORMAÇÕES COM PROCV

No post de hoje vamos falar sobre a fórmula PROCV. Com ela nós conseguimos procurar por uma informação dentro do Excel, sempre que as informações estiverem dispostas na vertical. Veja a tabela abaixo:

Aqui temos uma lista com diversos códigos de produtos e qual sua quantidade atual. O que queremos aqui é fazer uma pesquisa para saber qual a quantidade de um produto específico para não ter de ficar filtrando a tabela. Por isso vamos utilizar a fórmula procv para resolvermos isso.

OS ARGUMENTOS DA FÓRMULA

Valor_procurado: aqui informamos o que estamos procurando

Matriz_tabela: aqui informamos o intervalo de colunas onde contém tanto a informação procurada quanto a informação que queremos como retorno. Aqui é importante frisar que a primeira coluna da matriz deve conter a informação de valor procurado.

Núm_índice_coluna: Aqui informamos em qual dados colunas da matriz se encontra a informação que queremos como retorno.

Procurar_intervalo: Aqui informamos se queremos uma informação exata ou aproximada ao valor procurado; em 95% dos casos utilizamos o valor exato.

PROCV NA PRÁTICA

Primeiro, definimos o valor procurado, que é o produto que está na célula E3; depois a matriz onde colocamos as colunas B e C, que é onde se encontram o numero do produto e a quantidade que buscamos; depois, em núm_índice_coluna colocamos o número 2, pois é na segunda coluna da matris(B) que se encontram as quantidades; e por último definimos que queremos exatamente o produto procurado, bastando informar FALSO para isso.

Com isso, nossa fórmula ficou da seguinte forma:

=PROCV(E3;B:C;2;FALSO)

E lá está o resultado da pesquisa que fizemos, a partir desse momento qualquer produto que colocarmos na célula E2, o procv irá atualizar a informação de quantidade automaticamente.

Vamos praticar mais um pouco...

Vamos ver o ProcV mais uma vez sendo usado em outro exemplo para você dominar seu uso. Observe a tabela abaixo:

Veja que a primeira tabela está incompleta, faltando a informação de categoria; essa informação está na tabela ao lado. Por isso vamos utilizar a fórmula procv para completar a tabela.

Veja aqui que no primeiro argumento selecionamos o nome do produto, pois é essa informação que temos na primeira coluna da segunta tabela; depois, nossa matriz ficou sendo as colunas G e H; depois informamos que a informação que queremos se encontra na segunda coluna dessa matriz; e para finalizar, informamos que queremos buscar exatamente pelo produto procurado.

Agora podemos confirmar a fórmula e replicar para as células seguintes utilizando a alça de preenchimento. Veja o resultado:

E com isso finalizamos nosso post e vimos como é simples procurar informações com o PROCV. Deixe nos comentários se foi novidade para você! 

Curtiu o conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes:

TETRA EDUCAÇÃO 2022 ©
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS