Provavelmente você conhece a fórmula SOMA no Excel. Com ela conseguimos somar valores. Agora, você conhece as duas variações dessa fórmula? Estou falando das fórmulas SOMASE e SOMASES. Com elas também conseguimos somar valores, mas a diferença é que podemos definir alguns critérios para que os valores sejam somados. Vamos vê-las na prática. Observe a tabela abaixo:
Veja que aqui temos uma tabela com as informações de local da fábrica, marca, estoque e imposto. O que queremos aqui é saber qual o estoque total da fábrica de Brasília. Utilizando apenas a fórmula SOMA não daria certo, mas, utilizando sua variante SOMASE isso é totalmente possível, pois com ela podemos determinar qual a condição para a soma ser feita. A fórmula somase tem 3 argumentos:
Intervalo: aqui você deve selecionar o intervalo onde contém o critério que você procura
Critérios: aqui você seleciona qual é o critério de acordo com o intervalo
Intervalo_soma: aqui vai o intervalo com os valores que você quer somar.
Agora que você já conhece os argumentos da fórmula, vamos colocar em prática.
Nossa fórmula ficou da seguinte forma
=SOMASE(A:A;”Brasília”;C:C)
No primeiro argumento, colocamos toda a coluna A, que é onde se encontram o local das fábricas. Depois, informamos que só vamos querer as informações da fábrica de Brasília; na sequência informamos onde estão os valores para realizar a soma. Vamos ver o resultado
8271 é o total do estoque de Brasília, independente da marca ou imposto.
SOMANDO COM MAIS DE UMA CONDIÇÃO
Vamos ver mais um exemplo, mas dessa vez, teremos mais de uma condição para a soma ser feita. Dessa vez, além da fábrica ser de Brasília, a marca deve ser Google. A fórmula SOMASE nos limita a apenas um critério, quando temos mais de um critério, podemos usar a fórmula SOMASES. A estrutura dela é a seguinte:
Intervalo_soma: diferente da somase, aqui o intervalo dos valores a serem somados é a primeira coisa que definimos.
Intervalo_criterios1: aqui definimos o primeiro intervalo onde estão os critérios
Critérios1: aqui definimos qual o critério para a soma de acordo com o primeiro intervalo de critérios.
Intervalo_criterio2: segundo intervalo de critérios
Critério2: aqui você define o segundo critério de acordo com o segundo intervalo.
Daí você vai utilizar quantos critérios forem necessários de acordo com sua necessidade.
Vamos ao nosso próximo exemplo prático.
Agora, além da fábrica ser de Brasília, a marca deve ser Google para que a soma seja feita. Nossa fórmula ficará da seguinte forma.
Nossa fórmula ficou da seguinte forma:
=SOMASES(C:C;A:A;”Brasília”;B:B;”Google”)
Primeiro definimos o intervalo de soma. Nesse caso a coluna C; Depois o intervalo do primeiro critério, que são as marcas que estão na coluna A, e então qual o critério pro intervalo, que no caso é a fábrica de Brasília. Depois partimos para o intervalo do segundo critério, que é a marca, portanto coluna B; e então qual marca queremos, que é Google.
Fórmula pronta, basta agora confirmar a fórmula
Dessa forma, agora sabemos que o estoque das fábricas de Brasília que trabalham com a marca Google é de 2573.
E com isso, finalizamos o post de hoje onde vimos como é possível utilizar-se de critérios para somar valores e obter resultados mais precisos. Até a próxima!