UNINDO AS FÓRMULAS SE, E e OU

Nos últimos posts temos explorado toda utilidade da fórmula SE. Hoje daremos continuidade vendo o uso da Fórmula se com outras duas fórmulas, tornando a ainda mais versátil e adaptável a diferentes situações.

Observe a tabela abaixo:

O que queremos aqui é que na coluna E exiba “Ganha bônus” quando o valor da venda for maior ou igual a venda mínima e quando a pontualidade for maior ou igual a mínima; caso contrário, não ganha bônus.

Como temos duas condições para que o funcionário ganhe o bônus, vamos utilizar a fórmula E para testarmos as duas. Veja:

Então primeiro abrimos a fórmula SE, depois como temos mais de uma condição a ser satisfeita, utilizamos a fórmula E; nesse ponto podemos colocar todas as condições que queremos testar. A primeira foi se C7(valor vendido) é maior ou igual D7(meta mínima de venda). Colocamos um ponto e vírgula e partimos para a segunda condição. Se D7(porcentagem de pontualidade) é maior ou igual C4(pontualidade mínima). Lembrando sempre de trancar as referências fixas para que possamos replicar a fórmula depois.

Continuando, agora basta definirmos o que irá aparecer se o valor se o resultado for verdadeiro e falso. Veja

Nossa fórmula ficou da seguinte forma:

=SE(E(C7>=$C$3;D7>=$C$4);$E$2;$E$3)

Vamos replicar a fórmula pronta para as células seguintes e ver o resultado

Observe que o único funcionário que ganhará bônus é o Daniel, pois é o único que atende os dois critérios.

Vamos agora para o próximo exemplo. Dessa vez teremos as mesmas duas condições, mas, caso apenas uma seja satisfeita o funcionário ganhará o bônus da mesma maneira. Para isso vamos usar a fórmula OU ao invés da E. Veja:

Veja que a estrutura é exatamente a do exemplo anterior; a única diferença é que agora se o vendedor alcançar apenas a venda mínima ou a pontualidade mínima ele terá o bônus. Vamos replicar a fórmula para as células seguintes.

Nossa fórmula ficou assim:

=SE(OU(C7>=$C$3;D7>=$C$4);$E$2;$E$3)

Veja que agora o único que não ganhou bônus nesse caso foi o Wesley; ele não atendeu nenhuma das duas condições

Bom, finalizamos aqui o artigo de hoje. Deixa nos comentários se foi novidade pra você.

Curtiu o conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes:

TETRA EDUCAÇÃO 2022 ©
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS