FÓRMULA SE COM DUAS CONDIÇÕES

No último post falamos sobre a fórmula SE, e hoje vamos dar continuidade sobre ela. Nos exemplos citados, tínhamos sempre apenas duas opções possíveis. Por isso, hoje vamos falar de uma outra situação bastante comum, que é quando se tem mais de dois resultados possíveis. Nesse caso teremos mais de uma fórmula SE na função. E para isso damos o nome de função aninhada. Vamos ver isso na prática.

Vamos começar com a mesma base de um dos exemplos do último post. Observe só a tabela abaixo:

Veja que aqui temos 3 condições possíveis de acordo com a porcentagem de gordura do leite.

A caso seja abaixo de 60%; B caso seja entre 60% e 80%; e C acima de 80%.

Vamos iniciar nossa fórmula SE

Veja que fizemos o primeiro teste tranquilamente para caso a porcentagem de gordura seja abaixo de 60%, aparecer a classificação A. O problema é que agora só temos a opção se falso, e aí teríamos que colocar B ou C. Mas… como queremos ter as três opções, vamos abrir mais uma fórmula SE aqui. Veja só:

Agora caso não seja menor que 60, fazemos uma nova fórmula SE para testar se a porcentagem de gordura é menor ou igual a 80; se for, será exibido a classificação B. Agora que já fizemos os dois testes principais a única condição possível é ser maior do que 80. Então basta colocarmos um ponto e vírgula e adicionarmos a classificação C. Veja:

Dois pontos a serem observados aqui: O primeiro é que toda vez que você coloca uma fórmula dentro da outra como nesse caso, o sinal de igual vai apenas na primeira. O segundo é em relação aos trancamentos. Veja que as classificações A, B e C estão em uma célula específica, e como nós queremos replicar a fórmulas para as células seguintes, precisamos trancar essas referências. Com isso dito, nossa fórmula ficou da seguinte forma:

=SE(D5<60;$B$13;SE(D5<=80;$C$13;$D$13))

Agora podemos replicar essa fórmula

Curtiu o conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes:

TETRA EDUCAÇÃO 2022 ©
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS