O Microsoft Excel é um dos softwares mais acessados do mundo. Ele é utilizado, basicamente, para criar planilhas, gráficos e facilitar uma série de operações como auxiliar na organização do seu trabalho.
O programa é visto como um dos mais extensos e completos da internet. Fica até difícil aproveitar todas as inúmeras possibilidades oferecidas.
Não importando o segmento que você trabalha, seja em reciclagem de eletrônicos, circuito impresso ou com sistema de combate a incêndio, a famosa tabela do Excel vai te acompanhar.
Pensando nisso, listamos para você algumas dicas para dominar o Excel e, assim, realizar seu trabalho com mais rapidez e eficiência. Vamos lá?
O uso de Ctrl + Page Up ou Ctrl + Page Down
O uso deste tipo de comando é fundamental para auxiliar e facilitar a vida de qualquer pessoa. Isso porque ele é responsável por alterar as abas de planilhas.
Ou seja, quando há diversas planilhas elaboradas em um único documento, você tem a possibilidade de caminhar por elas e verificar os dados em cada uma delas. Teste agora o comando e veja o quão útil ele é.
Como pular da primeira para a última linha
Outra dica super fácil mas bem eficaz na hora de realizar alguma edição ou preenchimento de tabela é o comando de pular da primeira para a última linha.
É possível ir de célula em célula com as setas do próprio teclado, mas o trabalho pode ser menor se segurar o Ctrl + uma das setas. Simples, não é mesmo?
Use a tecla Shift para selecionar os itens
Existem formas muito mais tranquilas de selecionar as linhas que não uma por uma. Ao pressionar Ctrl + Shift + seta do teclado, você consegue estender a seleção até a última célula.
Não tem segredo. É simples, prático e muito eficaz para você que trabalha com planilhas ou pretende usá-las como forma de organização pessoal.
Você conhece a técnica do clique duplo para copiar?
Muitos de nós achamos que para copiar alguma fórmula e passar nas demais células precisamos ir colando uma por uma não é mesmo? Mas existe uma forma bem mais rápida e prática de realizar essa atividade.
Para conseguir com que todas as células da coluna repita a fórmula, você só precisa dar um clique duplo no canto inferior direito da célula a ser duplicada.
Essas são apenas as técnicas mais simples e práticas para você que está começando a mexer no Excel e quer otimizar seu tempo.
Existe uma infinidade de comandos e processos para aprender. Daria para escrever um livro só com a quantidade de comandos presentes. Para início, esses são mais que suficientes. Você está pronto para mexer em um Excel sem encontrar dificuldades.
Não tem segredo. Para mexer em um Excel a fim de dominá-lo é preciso meses de treinamento e conhecimento. A prática também é fundamental, viu? Está esperando o que para colocar a mão na massa?
Esse artigo foi escrito por Iago Martins, Criador de Conteúdo do Soluções Industriais.